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    Mensagem por Fernando_BR Ter 18 Jan 2011, 12:27 pm

    Com certeza todos já passaram por uma ou mais pistas que tem blocos no mesmo lugar que outros e ficam imaginando como se faz isso.
    Mas é bem simples: os autores editam a pista usando o ChallengeEdit, que edita as pistas em Decimal (não sei o que é).
    Quem ficou curioso e foi tentar deve ter ficado assustado com o que viu, que era uma lista com os blocos e vários números.
    Então eu vim aqui para explicar um jeito fácil de fazer o BlockMix, que é o que os autores fazem para deixar os Blocos como citado acima.
    1) Depois de baixar o ChallengeEdit, extraia em uma pasta e execute-o.
    2) Aparecerá uma tela assim:
    [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit. Imagem
    3) Clique na pastinha amarela e abra a pista que quiser editar.
    ATENÇÃO: é recomendável fazer um Backup da pista antes de editar, porque parece que a pista pode corromper e não abrir.
    4) Aparecerá um monte de nomes, todos eles são blocos da pista, e estão ordenados por ordem de "colocação", exemplo, você colocou um bloco de checkpoint agora e depois salvou e abriu no ChallengeEdit, ele estará no final da lista, essa ordem dos blocos é muito útil.
    5) Abaixo da lista terá uma área em branco, selecione qualquer bloco e aparecerá "Rotation: X", "X: X", "Z: X" e "Y: X" ("X" É UM NÚMERO QUALQUER), os Variation 1, 2, 3 ou 4, não sei o que é só vou explicar o básico do programa.
    6) "Rotation" é a rotação do bloco, vai de 1 até 4.
    "X" é a localização horizontal do bloco na pista, vai de 1 até 32.
    "Z" é a altura do bloco na pista, vai de 1 até 32 (acho), mas parece que tem alguns blocos que vão mais, mas eu não sei quais são e não acho bom colocar maior que 32 sem saber quais são.
    "Y" é a localização vertical do bloco na pista, vai de 1 até 32.
    7) Agora vamos começar a editar, vou dar um exemplo da minha pista que pode chegar no server nesse sábado (22/01/11):
    Eu fiz a pista baseada numa indústria futurística e coloquei uma sala bem grande com grades em cima. Todo mundo sabe que não é possível juntar os blocos de canos (a grade na imagem) com um de plataforma (o que está ao redor da grade na imagem). Só é possível juntar os blocos de canos com outro de plataforma, que é possível colocar vários de uma vez (mesmo modo de colocar estrada, segurando o esquerdo do mouse), mas não ocupa um bloco todo que nem esse citado acima.
    [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit. Imagem%202
    Então, para colocar a grade sem o ChallengeEdit, será necessário colocar sem encostar nos blocos ao redor, mas não ficaria legal. Então para colocar "colado" nos outros blocos, deixe um buraco para a grade, e preencha normalmente esse buraco com os canos, mas um bloco acima, deve ficar assim:
    [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit. Imagem%203
    Então, salve a pista e abra-o no ChallengeEdit (sem fechar o jogo, para não demorar muito).
    8 ) Vá no final da lista e verá algo parecido com StadiumTubeRoad, então, clique nele e aparecerá o X, Z, Y, e etc. Como colocamos os canos acima do local desejado, abaixe o valor do Z (se está 9, abaixe para 8, se está 20, abaixe para 19...) em todos os StadiumTubeRoad que estão no final da lista, salve a pista, vá no jogo, volte para o menu e carregue a pista novamente e verá o resultado:
    [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit. Imagem%202
    Pronto, acabamos de colocar a grade entre os blocos de plataforma.

    Então a dica é a seguinte: se quiser colocar um bloco onde é impossível, coloque num lugar pertinho e deixe em mente onde irá mexer (se irá aumentar o Z, ou se for abaixar o Y...), vá no ChallengeEdit e mexa no bloco desejado no final da lista.
    Tutorial completo: http://tm.maniazones.com/forum/index.php?topic=13639.0
    EDIT IMPORTANTE: Quando você altera algum valor de um bloco no ChallengeEdit e quer alterar em outro bloco, clique primeiro em "Save block modifications to memory" para salvar as modificações na memória para não perde-las quando for mexer em outro bloco.


    Última edição por Fernando_BR em Dom 27 Mar 2011, 8:33 pm, editado 2 vez(es)
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    [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit. Empty Re: [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit.

    Mensagem por joaopereira95 Ter 18 Jan 2011, 3:50 pm

    Meio complicadinho, mais depois que aprende fica fácil, uma dica é usar o TM Unlimiter, que faz com que libere colocar blocos em cima de outros.
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    [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit. Empty Re: [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit.

    Mensagem por Fernando_BR Ter 18 Jan 2011, 5:49 pm

    Que TM Unlimiter é esse?
    Ele faz com que o editor de pistas do TM permite colocar os blocos em cima de outros?
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    [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit. Empty Re: [Tutorial básico] Editando pistas com o ChallengeEdit.

    Mensagem por joaopereira95 Ter 18 Jan 2011, 6:37 pm

    Sim, isso mesmo, ele faz com que seja possível colocar blocos por cima de outros.
    Link para download: http://www.mediafire.com/?lx14wjs2zqxc1t7
    Para instalar, basta colocar todos os arquivos no diretório de instalação do TM.
    Obs: Não coloque blocos fora da área de construção pq não funcionará com quem não tem o TM unlimiter.
    E estou usando o programa no meu perfil OFFLINE para não ter risco de banimento. Aconselho vcs a fazer pistas offline, depois quando quiser jogar ON, exclua os arquivos da pasta, para depois entrar.
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    Mensagem por Fernando_BR Ter 18 Jan 2011, 9:04 pm

    Prefiro o ChallengeEdit mesmo. ^^
    Não gosto de programas assim que mexem com arquivos do jogo pra não bugar.
    Coloquei Mods no The Sims 2 e depois de algum tempo, ficou tudo esquisito e bugado.
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    Mensagem por Fernando_BR Qua 19 Jan 2011, 12:39 pm

    Nossa cara, isso daí é muito pesado, para colocar uns bloquinhos de estrada já demora uns 30 segundos, além de demorar pra carregar.
    Dá não, mas realmente deixa o terrendo gigante.
    Sinceramente, eu preferi o cenario original do TM mesmo, porque é muito estranho ver terra depois dos "edifícios" do Stadium. E ainda aumenta só para um lado, o Stadium fica só num dos cantos do terreno.
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    Mensagem por joaopereira95 Qua 19 Jan 2011, 1:55 pm

    Aqui fica normal, sem travamentos, é mais fácil pra colocar blocos por cima de outros.
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    Mensagem por Fernando_BR Sáb 22 Jan 2011, 3:20 pm

    Retiro o que eu disse...
    Fazer uma coisa ou outra é bom com o ChallengeEdit, mas colocar muita coisa fora do lugar permitido é melhor o TM Unlimiter.
    Eu até baixei de novo, para realizar uma pista que tenho em mente.
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    Mensagem por Convidad Sáb 29 Jan 2011, 7:41 am

    Ótimo tutorial fernando , me ajudou bastante ;)
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    Mensagem por Boca Qua 27 Abr 2011, 7:45 pm

    Uso esta imagem para não me perder nos eixos. ;)

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    Mensagem por Fernando_BR Qua 27 Abr 2011, 8:08 pm

    Mas o problema é a rotação da câmera, pois as laterais do Stadium são iguais, e assim não dá para ter alguma referência no cenário para saber se deve elevar ou abaixar o número do eixo X ou Y. Por exemplo, se elevar o valor do eixo X, vai deslocar o bloco para um lado, mas se abaixar o valor do eixo X, vai deslocar para o lado oposto.

    Uma coisa que vale a pena avisar, é que se o Trackmania usa a pasta "TmForever" nos Meus Documentos, o ChallengeEdit não vai poder abrir as pistas. Mas se o Trackmania usar a pasta "Trackmania" nos Meus Documentos, o ChallengeEdit já consegue abrir.
    O TMUF que eu usava (TMU pirata com TMUF Add-on, utilizando conta TMNF), usava a pasta Trackmania, e o ChallengeEdit funcionava. Agora que estou com o TMNF baixado do Baixaki, que usa a pasta TmForever, tenho que renomeá-la para Trackmania para que o ChallengeEdit reconheça.
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    Mensagem por fecsva Seg 13 Jun 2011, 5:53 pm

    Fala galera tem como me ajudar ae para que eu possa instalar o tm unlimiter eu nao estou consequindo ja baixei e ttudo mas nao consigo de boa ae galera ajuda ae
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    Mensagem por Fernando_BR Seg 13 Jun 2011, 6:21 pm

    Verdade, aqui não tem um tutorial sobre o TMUnlimiter.
    Vou ver se eu faço um.
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    Mensagem por fecsva Seg 13 Jun 2011, 6:34 pm

    vlw amigo se vc consequir ainda hj estarei grato Chuck Norris Approve
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    Mensagem por joaopereira95 Seg 13 Jun 2011, 6:53 pm

    É fácil usar, basta copiar os arquivos do TM Unlimiter pra pasta do Trackmania e abrir pelo .exe do TM Unlimiter. Só tem que tomar cuidado pra não ultrapassar o limite de área de construção, senão as pistas só vão ficar completas pra quem tem ele instalado.
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    Mensagem por fecsva Seg 13 Jun 2011, 7:02 pm

    amigo olha o q aparece "failed to find/start tmforever.exe"

    Queria saber msm como intala pra abrir ele

    vcs sabem me explicar como instalar?


    Mensagem fundida com outras 2 postada pelo mesmo autor pouco tempo depois.
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    Mensagem por Fernando_BR Seg 13 Jun 2011, 7:50 pm

    Pô, está apressado ein?
    Não é rápido fazer um tutorial não.
    https://destinoclan.forumeiros.com/t240-tutorial-simples-instalando-e-usando-o-tmunlimiter
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